Home Quem Somos

Quem Somos

Pessoas que canalizam suas forças para promover mudanças e/ou atitudes em prol  do  desenvolvimento humano

O INSTITUTO TECER, associação civil sem fins lucrativos, tem por finalidade apoiar e desenvolver ações e projetos ligados à saúde, inclusão e superação de crianças e jovens – incluindo portadores da síndrome de Down – que envolvam educação, esporte, cultura e relações.

A participação na vida social é um direito e não uma concessão, mas para que esses direitos possam ser exercidos é preciso que, especialmente os portadores da síndrome de Down, sejam preparados para a vida, livres do preconceito, assistencialismo e se sintam incluídos. Investir no potencial dessas pessoas resulta em ganhos como autonomia, participação, dignidade e cidadania.

 

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O INSTITUTO TECER não é propriedade de ninguém. Ele atende ao bem público e tem um grupo de pessoas que devem ser representantes da confiança da população. Normalmente, esse grupo é formado pelos ASSOCIADOS FUNDADORES e pela DIRETORIA EXECUTIVA.

 

Renumeração: Voluntariado x CLT

 Funções Funcionário Voluntário
Conselho x
Diretoria x
Coordenadores de núcleo x
Profissionais de saúde e educação x x
Profissionais diversos x x
Assistentes, analistas e auxiliares x x
Portaria, recepção, limpeza, conservação e zeladoria x

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Visão

Ser percebido como Instituto desenvolvedor e transformador com qualidade da população com Síndrome de Down, para que essas pessoas tenham seus potenciais valorizados e respeitados, como igual em oportunidades e interação na sociedade, ou seja um instituto capaz de promover a interação social com acessibilidade na diversidade.

Missão

Ser agente transformador de crianças e jovens – especialmente portadores da síndrome de Down – por meio da educação, cultura, esporte e lazer.

Valores e crenças

  • Respeito à individualidade
  • Comprometimento com a causa
  • Ambiente educativo, acolhedor, alegre e de diálogo
  • Perseverança e protagonismo
  • Entusiasmo, esforço e determinação para transformar
  • Cidadania como valor fundamental da vida em sociedade
  • Cultura da solidariedade e da paz
  • Gestão participativa e transparente

Princípios

Criar ambiente de oportunidade, de inclusão, de aprendizado e de formação para que os portadores com síndrome de Down (SD) possam ser atores e cidadãos participativos na sociedade, e não meros espectadores.
Desde os primórdios da humanidade busca-se na justiça uma forma de equilíbrio e diversidade social, capaz de assegurar igualdade no acesso aos bens essenciais e o resguardo da dignidade humana.
Tornar-se uma Associação economicamente sustentável com sua geração de receita própria, cujo lucro deve retornar integralmente ao negócio social para garantir sua perpetuidade e ampliação do impacto social